Leia na íntegra o Manifesto Público Sindsema/MG em apoio aos servidores públicos do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBIO
O Brasil vem
assistindo à DERROCADA do Sistema Nacional de Meio Ambiente. As Políticas
Públicas de Meio Ambiente, a Agenda ambiental, vem sofrendo constantes ataques
de diversos setores políticos e econômicos que veem, com a assunção do novo
governo e parlamento em 2018, chances efetivas de fazer “tábula rasa” da já
combalida legislação ambiental – como no caso das recentes tentativas de
flexibilizar o licenciamento por meio da criação de uma Lei Geral do
Licenciamento e de alterar o Código Florestal, bem como das alterações no
Conama, na Agencia Nacional das Águas e na Secretaria de Florestas e
Biodiversidade. Nestes termos, a crise por que passa o Brasil é, sem dúvida,
sem precedentes para a história da Política Ambiental brasileira e afeta,
gravemente e em primeiro momento, as questões ambientais na esfera federal e,
em segundo momento, acaba por se refletir também nas esferas estaduais e
municipais. A consequência é o caos causado pela irresponsabilidade
administrativa daqueles que devem prover as condições mínimas para que a
prestação de serviços constitucionalmente estabelecidos e essenciais para a
sociedade e para o meio ambiente ocorram.
Não se nega a
existência de problemas na legislação e nos marcos regulatórios que orientam
todo o processo de licenciamento, controle e fiscalização ambientais. De fato,
pode-se aprimorar e promover maior eficiência dos órgãos ambientais. Mas não se
faz isto simplesmente promovendo o desmonte da legislação e de seus órgãos de
controle e de fiscalização, como ora assistimos na esfera federal. Nós,
servidores públicos, somos regidos pelos princípios constitucionais da
Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (artigo 37 da
Constituição Federal da República Federativa do Brasil). Somos servidores Públicos
e não defendemos interesses privados, pessoais. Agimos seguindo os preceitos
constitucionais de responsabilidade para com as leis e normas
infraconstitucionais que preconizam que “ Todos
têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do
povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para futuras gerações ”
(artigo 225 da Constituição Federal)
Por isto vimos de
público nos manifestar em defesa do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, do
ICMBio, do futuro do Sisnama, das leis e normas que regem o exercício de nossas
atribuições e competências. Nos reportamos, em especial, ao OFÍCIO Nº
384/2019/SUPES-TO, intitulado Carta
aberta ao Ibama e à sociedade brasileira, datado de 26 de agosto de 2019,
endereçado ao Imo. Senhor EDUARDO FORTUNATO BIM, Presidente do Instituto
Brasileiro Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e assinado por
centenas de servidores dos referidos órgãos. E o que pedem os servidores? O
direito e o dever de cumprirem com as suas atribuições e competências legais,
de que seja assegurado “ o efetivo
controle ambiental e a preservação da qualidade do meio ambiente no país ”,
a defesa do interesse público e do patrimônio de todos os brasileiros,
representados pelos seus ambientes e recursos naturais, mas também a defesa
intransigente da promoção de um desenvolvimento que seja realmente sustentável,
com qualidade ambiental e de vida, em respeito aos direitos sociais e em
harmonia com a Constituição Brasileira.
Responsável pela
prevenção e o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia – exercida juntamente
com outras instituições federais e estaduais da região amazônica – os órgãos
federais de meio ambiente não apenas detém a competência legal mas também
desenvolveram, ao longo dos últimos anos, estratégias eficientes de combate ao
desmatamento, o que que garantiu a redução, em torno de 80%, do seu
desmatamento e a ocorrência de incêndios florestais criminosos na Amazônia.
Entretanto, o enfraquecimento dos órgãos federais de controle e de fiscalização
ambientais está se refletindo no aumento expressivo dos índices de desmatamento
e queimadas, conforme dados amplamente divulgados pelo INPE, NASA, AMAZON e
MAPBIOMAS. Como ressaltaram os servidores em sua manifestação, as consequências
podem ser ainda maiores, como já vem ocorrendo: “ O clamor mundial pela proteção da Amazônia brasileira, bem como o risco
de adoção de sanções econômicas contra exportações, explicita ainda mais sua
relevância ”.
Entretanto, o que assistimos nestes últimos dias, com grupos econômicos decretando “Dia do Fogo”, com ações criminosas, deliberadas, com incêndios criminosos que estão destruindo parte da Amazônia é, infelizmente, apenas a ponta do iceberg. O atual Governo e parte do Congresso Nacional vem, de forma sistemática e nem sempre silenciosa, agindo no sentido de destruir décadas de Política Ambiental, reverenciada como exemplo para todo o mundo. Política esta que foi construída após intensos debates entre diversos setores da sociedade, empresários, produtores rurais, ambientalistas, entre cientistas (das ciências naturais às ciências humanas, sociais), ONGs dos mais diversos setores de atuação, como da saúde, Direitos Humanos dentre outras. Para além das investidas visando mudanças na legislação, busca-se, atualmente, “esvaziar” os órgãos ambientais federais. A existência de um corpo técnico, em número e qualidade, formado por servidores concursados e capacitados é essencial para a eficiência de um SISTEMA AMBIENTAL. Mas, para destruí-lo, basta cortar recursos
destinados ao
funcionamento destes órgãos, como ora assistimos na área da Educação. A
estratégia é simples: sob o argumento da crise financeira, corta-se recursos de
custeio, do combustível dos veículos, das diárias para fiscalização, dos
recursos de programas e projetos, de operações especiais etc. Também buscam
desestruturar equipes, transferir profissionais de suas respectivas áreas para
outras, dentre inúmeras outras medidas que visam, ao final, desestruturar e
incapacitar os órgãos ambientais de exercerem as suas competências legais.
Os cortes e
contingenciamentos decretados pelo Governo Federal são, em regra injustificados
– pois as taxas, multas e outras fontes arrecadas pelos órgãos ambientais são,
maioria das vezes, frutos da contraprestação de serviços. Ou seja, são recursos
cuja destinação deve ser, por lei, a de financiar o funcionamento do próprio
órgão. Devem, pois, ser direcionados e aplicados para os fins para as quais
foram criados. Quando fiscalizações deixam de ocorrer por decisão
discricionária de gestores; programas, projetos e ações são interrompidos pela
imposição de cortes movidos por questões ideológicas, incorre-se em improbidade
administrativa. E isto fica mais claro e evidente quando analisamos o que vem
acontecendo nos órgãos federais de meio ambiente.
É impossível
realizar uma adequada Gestão Ambiental sem os devidos recursos. É certo que a
crise econômica atual tem seus reflexos em todas as esferas Governamentais,
diminuindo ou restringindo a capacidade de o Estado realizar investimentos.
Porém, no caso da área ambiental, existem as fontes próprias, oriunda da
contraprestação de serviços decorrentes das atividades de licenciamento, da
fiscalização. Sem mencionar os financiamentos externos.
O que assistimos
acontecer na esfera federal, é o esvaziamento deliberado e a tentativa de
“mudar o foco”, com a transferência da competência de atuação dos órgãos
ambientais para a área militar, sob o argumento de que a questão é de segurança
nacional. Não se nega a competência e a importância das Forças Armadas na
defesa de nosso território e em várias outras questões. Mas, não se trata de
defesa de soberania, mas de crimes ambientais. A transferência de um poder e de
uma função de intervenção em questões ambientais para as quais os militares não
detêm formação e competência para exercer é um erro, se não um crime. Não basta
ocupar a Amazônia com militares. O que não significa dizer que não possam ou
não devam atuar – como aliás, já ocorreu em outros momentos, inclusive com as
parcerias das forças militares e civis nos Estados. A questão da Amazônia, da
gestão ambiental dos biomas brasileiros – e não da segurança nacional – deve
ser tratada no âmbito das políticas ambientais, do exercício do poder de
polícia administrativa conferidas, pela Constituição Brasileira, aos órgãos de
meio ambiente, verdadeiros detentores e depositários do conhecimento técnico e
da capacidade executiva em suas respectivas áreas de competência e atribuição
legal.
Neste sentido o
Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais,
SINDSEMA-MG, se junta às diversas manifestações contra a destruição da
Amazônia, mas também, contra o desmonte dos órgãos federais MMA, IBAMA e
ICMBio. Apoiamos e reforçamos a defesa das medidas propostas pelos servidores,
dentre as quais: adoção de critérios técnicos para ocupação de funções de
direção no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e ICMBio; realização de
concurso público; garantia de recursos orçamentários e financeiros para a
devida execução das atividades institucionais de Fiscalização Ambiental e de
Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, realizadas pelo Prevfogo/IBAMA;
autonomia para empregar estratégias e instrumentos legais estabelecidos na legislação
que visem incapacitar economicamente os infratores para a prática de novos
crimes ambientais, bem como minimizar a vantagem econômica auferida em
decorrência dos crimes praticados; revisão da legislação criminal, com
agravamento de penas para desmatamento e queimadas ilegais na Amazônia. É
preciso ainda, retomar o Fundo Amazônia e o programa de conversão de multas.
Por fim, acreditamos e defendemos que a
solução para estes problemas deve ser buscada no amplo e democrático debate,
com toda a sociedade, sendo este o primeiro passo de um processo que,
acreditamos, é complexo e não comporta soluções fáceis – dada a gama de
interesses diversos e, muitas vezes, opostos, em disputa. A “urgência” na busca
de soluções não pode significar a ausência de uma reflexão profunda sobre as
escolhas que teremos que fazer e que terão consequências para o meio ambiente,
para economia – enfim, para toda a sociedade brasileira, para as gerações
presentes e futuras. O futuro das Políticas e da Gestão Ambiental no Brasil determinará
o futuro de nosso desenvolvimento enquanto Nação.
NÓS, SERVIDORES PÚBLICOS DO MEIO AMBIENTE, NÃO
SOMOS E NUNCA FOMOS “PARTE DO PROBLEMA”, MAS DA SOLUÇÃO . NÃO
EXISTE MEIO AMBIENTE, COM QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SEM A NOSSA
ATUAÇÃO, PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS E COMPROMETIDOS COM A EXECUÇÃO E O CUMPRIMENTO DAS LEIS E
DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS .
Por Comunicação Sindsema
Newsletter
Receba as notícias do Sindsema por e-mail
Notícias, convocações e atualizações das lutas da categoria direto na sua caixa de entrada.



